BLOG

O TAMANHO PASSA A SER O NOVO DOCUMENTO

Eis que um dia surgiu o computador, a máquina que transformava tudo. E se agora surgisse uma cápsula que transformasse tudo em computador? Poupe a sua imaginação, porque essa pequena cápsula já existe. Com certeza, os Dongles Mini Pcs são novos conceitos no universo TI e devem mudar a maneira de utilizar o computador e até de projetar muitos equipamentos. Em antigos seriados de TV, cápsulas mágicas eram capazes de dotar personagens humanos de forças descomunais. Surgiam super heróis, guiados pela mesma inteligência do personagem humano. Os novos acessórios fazem o contrário, levam a “inteligência” do computador a qualquer outro equipamento que tenha uma entrada HDMI.

Os engenhos são menores do que um aparelho celular e alguns modelos são equipados com processador de 64 bits. Esses processadores tem até 2 GB de cache e podem oferecer um desempenho de até 2,4 GHz. Os dongles tem wi-fi, bluetooth, slot de cartão micro SD para armazenamento extra e a porta USB para conectar periféricos. Qualquer TV com uma entrada HDMI, a partir de agora, já é potencialmente um computador. Com teclado e mouse sem fios, é só partir prô abraço. Enfim, o computador chegou no seu bolso, com tudo que você sonhava.

MAIS UMA BARREIRA QUE SE ROMPE

Numa linha histórica, a arquitetura de 32 bits universalizou a informática doméstica e nas empresas de todos os portes. Com os primeiros laptops o computador ganhou o conceito “portátil”. Houve os palmtops e outras tentativas, mas foi o smartphone, principalmente depois do iPhone, que trouxe as feições de um microcomputador para a condição de apetrecho individual. Se Batman fosse mais visionário, teria um no cinto de utilidades. Agora, com o surgimento dos Dongles Mini Pcs, surge literalmente a varinha mágica, capaz de transformar todo display em um computador.

É de se imaginar que várias outras telas do dia a dia vão se abrir para a possibilidade de agregar inteligência a qualquer instante. O carro, por exemplo. Poderá passar a ter opcionais que vão funcionar a base de Dongles Mini Pcs, uma vez que a grande maioria dos computadores de bordo de hoje perde de longe para qualquer celular. Eletrodomésticos poderão oferecer displays com novas rotinas operacionais com inteligência agregada. Independente da tela com a qual você se depara diariamente na sua vida, preste atenção! Agora existe a alternativa de plugar um computador de alto desempenho lá. Seja lá de que tipo for, contando que tenha uma entrada HDMI.

QUAL SERÁ O NOVO LIMITE?

O novo horizonte que os Dongles Mini Pcs já são capazes de atingir pôde ser visto pela primeira vez no Brasil nesta semana, no stand da EiTV, durante a Panorama Show, realizada no recinto da Expo São Paulo. A equipe de engenharia da EiTV já projetou os primeiros saltos de inteligência para serviços de Digital Signage, utilizando Dongles Mini Pcs ligados a displays touch-screen. Porém, as alternativas tendem a se multiplicar. As especulações não tem limites, resta esperar pelos projetos consistentes que devem ser desenvolvidos a partir de agora.

Por serem apresentados com players da solução EiTV de Digital Signage, por enquanto as qualidades mais destacadas dos Dongles Mini Pcs são nos quesitos comunicação e audiovisual. O suporte a vídeos em HD e a facilidade de conexão com a plataforma EiTV CLOUD, proporcionaram tudo que se esperava para os tablets mais espetaculares. Só que, dessa vez, vai para a tela que você desejar. Com o tempo, a tecnologia tende a incorporar novas configurações, apresentar alternativas para outras aplicações. A questão é que a ordem de grandeza física do objeto computador multi tarefas atingiu um outro patamar. Ele é capaz de entrar em espaços que há tempo o esperam, para as mais diversas aplicações, quem sabe até em organismos biológicos.

ARQUIVO DE POSTAGENS

Bitnami