BLOG

A PRINCIPAL SEMANA DO ANO PARA AS PLATAFORMAS MÓVEIS

A natureza mobile do humano levou a espécie a criar certos hábitos. Sempre houve algo inseparável na vida de cada pessoa e sempre pensamos e aprimoramos maneiras para ter essas coisas conosco. As mulheres criaram as poderosas bolsas, onde pode-se encontrar de tudo. Um verdadeiro desafio para a tecnologia, que só foi respondido a altura depois do lançamento dos celulares digitais inteligentes.

Os smartphones – que já estão nas mãos de 79% dos usuários da telefonia móvel no Brasil – de fato, já são quase uma bolsa de mulher. Aquela surpreendente tecnologia carrega máquina fotográfica, câmera de vídeo, um videogame, bloco de anotações, máquina de escrever, rádio, bip, caixinha de música, televisão, espelho, agenda, despertador, … ah, tem até telefone. E tem mais uma coisa que o celular carrega, talvez a mais importante. É um grande enigma para os futuros próximo e distante: as perspectivas de um mundo totalmente conectado, onde todas as pessoas vão estar permanentemente online.

Essas perspectivas são o tema da MWC – Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, Espanha, durante este período de Carnaval aqui no Brasil. A EiTV, também neste ano, está entre as 16 empresas que vão representar o Brasil no estande da Softex – Apex. É o maior evento de tecnologia móvel do mundo.

UM PLANO NACIONAL ANUNCIADO NO EVENTO

O que os dispositivos móveis estão se tornando é algo que nunca existiu, nem em bolsa de mulher. Um tipo de controle remoto do Planeta Internet, onde tudo acontece. Os dispositivos móveis são a origem da maioria dos acessos à Internet vindos das nações mais avançadas, assim como acontece em tantas outras, caso do Brasil. Uma tendência que só deve se acentuar.

O uso de inteligência artificial em sistemas IoT está criando soluções em muitos segmentos, inclusive com o uso de plataformas móveis. Por exemplo o Chat Bot, um sistema remoto que interage com clientes através de chat. Ele tem um repertório muito maior de respostas e consegue identificar, no texto digitado pelo usuário, as respostas correspondentes àquela demanda.

O Ministro Gilberto Kassab, da Tecnologia, Inovação e Telecomunicações decidiu que a MWC-17 seria a oportunidade para anunciar o Plano Nacional de Internet das Coisas (IoT). A área está intimamente relacionada com os dispositivos móveis e está crescendo irreversivelmente no mundo. Além da praticidade, economia de tempo e de dinheiro que pode trazer, o IoT tem um valor estratégico para as nações. É um tipo de plataforma que vai exigir grandes investimentos em segurança de redes. Mas o Ministro Kassab não está enfatizando esses aspectos, pelo menos por enquanto. Ele fala do uso social de aplicações IoT, detalhes que devem ser mais conhecidos na medida em que forem publicados e analisados os termos do Plano.

A MWC-17 também traz muito otimismo ao presidente da Softex, Ruben Delgado. Ele prevê a geração de US$ 30 milhões em negócios para as empresas brasileiras, a partir dos contatos realizados durante o evento.

ELAS ESTÃO SOBRE AS NOSSAS CABEÇAS

Um outro segmento tecnológico que ganha mais importância ainda no mundo mobile é o cloud computing, a “nuvem” cada vez mais carregada no céu da Internet, que “irriga” generosamente as mais diversas aplicações. Os sistemas cloud no mundo mobile são a macro ferramenta de acesso a uma carga infinita de conteúdos – e também aplicativos. Tudo que tinha de útil naquelas toneladas de móveis, equipamentos e documentos que o cloud fez desaparecer do espaço físico da sua empresa, ele também faz aparecer a qualquer momento, em qualquer lugar onde você levar um dispositivo móvel. Por isso é um dos temas de destaque durante a MWC–17 e é também a contribuição que a EiTV está levando ao evento.

A plataforma EiTV CLOUD é voltada para o armazenamento e gerenciamento de conteúdos audiovisuais. Ele pode disponibilizar vídeos dos mais diversos temas em aparelhos móveis ou não, de forma aberta ou direcionada, gratuita ou paga, em horário livre ou pré-determinado, com possibilidade de interatividade. A plataforma está aberta a muitos outros comandos que possam ser necessários ao gerenciamento dos conteúdos. Bastante flexível, a EiTV CLOUD vem sendo utilizada para as áreas de treinamento e marketing de conteúdo, o que a torna especialmente indicada para empresas e profissionais de treinamento, de vendas, palestrantes, profissionais de assistência técnica e pós venda, educação à distância (EAD) e metodologias de conscientização.

A grande vantagem é que, tomando como base de operações a plataforma EiTV CLOUD podem ser desenvolvidos aplicativos para uso em praticamente todas as áreas de atuação. Esse amplo espectro está fazendo com que as softhouses envolvidas com essa tecnologia procurem empresas para detectar novos espaços para aplicação. De certa forma a tecnologia cloud foi inventada também para o futuro e não apenas para o presente. Empresários e gestores que utilizam o sistema muitas vezes se surpreendem com os ganhos que obtiveram em áreas onde não sentiam uma necessidade de aprimoramento. É mais ou menos como a gente se sentia, enquanto criança, ao ver a mãe tirar uma bala de leite da bolsa. Era sempre na hora em que a gente menos esperava.

ARQUIVO DE POSTAGENS

Bitnami