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INOVAÇÃO E AS INSEGURANÇAS NO MERCADO

Qual é o produto mais vendido do mundo? O pão de queijo, se você perguntar para um mineiro. Lá nas Minas Gerais “o mais do mundo…” é uma das metáforas mais populares. Já a revista americana Time, por critérios mais secretos do que os dos mineiros, indica que o produto mais vendido do mundo é o PlayStation. Aparece como resposta no Google, deve ser também a resposta do ChatGPT. Para o raciocínio que se pretende desenvolver aqui, “dá pro gasto” (essa também deve ser de mineiro).

Entre os 10 primeiros produtos da lista não aparece, por exemplo, a Coca-Cola e nem algum hamburger bem popular. Daí a ressalva sobre a resposta disponível. A lista dos 10, além do console de videogame, traz mais dois produtos de informática (um tablet e um celular), um modelo de automóvel, franquias de cinema, o Mario Bros, o clip Thriller, de Michael Jackson e um único remédio (não nessa ordem). O décimo é o cubo mágico. Quer dizer, o sucesso da vez é o entretenimento, principalmente o audiovisual.

O lugar mais fácil – do mundo! – para se encontrar a maioria desses produtos e similares é a CES, a exposição da Consumer Technology Association, agendada todo ano para a primeira semana de janeiro. O evento, que acontece em Las Vegas, é principalmente um desfile de lançamentos, muitos prometidos, outros surpreendentes. É um termômetro de como será a briga entre as fabricantes de tecnologia de consumo na próxima temporada. Só como exemplo, para esta CES a Dell havia anunciado o “monitor mais rápido do mundo” o Alieware, cuja taxa de atualização é de 500 Hz. Essa taxa é o número de fotos do movimento. No passado, o cinema de película fazia sequencias de 24 fotos do movimento a cada segundo, ou 24 fotogramas, 24 frames. Como tudo que se repete várias vezes por segundo equivale a Hertz, a taxa dos filmes era de 24 Hertz. Imagine a precisão de 500 Hz. É o sonho dos gamers. Pois é, de surpresa, a taiwanesa Asus apareceu com o monitor ROG Swift Pro, de 540 Hz. Por sinal, a Asus é uma outsider histórica. Começou em 1989 fazendo placas mãe para a IBM. Foi crescendo até ser reconhecida como a fabricante da melhor placa mãe do mercado. Depois, placas de vídeo. Hoje se verticalizou total, fabrica de notebooks a smartphones.

Esse caminho outsider é até um tanto raro em TI. A tendência parece ser justamente o contrário. Outras empresas que tentaram expandir seus produtos, crescer no varejo, fizeram um caminho de volta rápido. Como foi o caso da AMD. A tendência é mais avançar ao máximo no seu segmento e passar o bastão para alguém mais forte no próximo segmento. Cada um correr na própria raia o tempo todo não parece muito competitivo. Na CES 2023 um bom exemplo de cooperação entre gigantes foi a plataforma Android, para TV. O site Digital TV Europe conta que o Google não deixou passar a oportunidade para bradar ao mercado os “150 milhões de dispositivos ativos mensais” que agora usam o sistema operacional Android TV. Um crescimento muito rápido da plataforma entre os televisores smart de várias marcas. O sistema chegou este ano com novos recursos. Funcionalidades para criar hábitos e aumentar a pressão do mercado sobre os fabricantes de televisores.

Esse sistema operacional é a evolução de um trabalho que começou em 2010, com o Google TV. Na época era um sistema operacional voltado a uma melhor integração entre TV e Internet, incluindo algum hardware. Mais tarde, em 2014, surgiu o sistema operacional Android TV, que dá suporte para duas plataformas da mesma fabricante. O Google TV de hoje, voltado mais para streaming, não tem mais nada a ver com o que vinha no próprio hardware, de mesmo nome, lançado em 2010 e descontinuado há alguns anos.

Ao longo de toda essa experiência houve parcerias que incluíram marcas como Intel, Sony e Logitech. Atualmente o sistema está presente em televisores da Sony, Phillips, Panasonic, Semp/TCL, dentre outros. Agrega cerca de 30 serviços de streaming e mais de 6.500 aplicativos desenvolvidos para dar mais funcionalidades. Naquela lista dos 10 produtos mais vendidos do mundo, a maior parte deles procura uma smartTV dessas. Na base do “cada um na sua” o sistema operacional Android TV vai trazendo para o seu barco os mais ilustres parceiros. Um arranjo poderoso que tende a conduzir uma navegação mais segura, num mercado constantemente surpreendidos por tempestades e maremotos da inovação.

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