Chegou em casa, tomou um banho relaxante, vestiu uma roupa bem confortável. É hora do aconchego na sala de TV. Controle remoto na mão, começa a zapear. Esse momento de muita tranquilidade para você tem, do outro lado da tela, um monte de profissionais da mídia, empreendedores, patrocinadores, atrizes e atores, cuja vida gira em torno da escolha que você está prestes a fazer. É até difícil imaginar o que seriam capazes de oferecer pela sua decisão. Se pudesse, fariam um garçom aparecer na sua sala no exato momento em que você clicasse no canal onde estão atuando. “-Em que posso lhe ser útil”, diria a você aquela simpática figura.
Não é exatamente isso que o EiTV Broadcast App Automation Suite faz quando alguém acessa o canal de uma emissora. Porém, de certa forma, é até melhor para um momento desses. Coloca um “cardápio” variado, no formato mais atraente possível, diante de cada afortunado que passa pela audiência. Numa varrida d’olhos se vê o que há de mais interessante na programação daquela emissora, com uma rápida degustação daquilo que chamar mais atenção naquele instante. E, para o convidado, não vai custar nem os 10% que o garçom receberia. Tudo de graça, oferecido pela inteligência artificial (IA).
O EiTV Suite, na denominação comercial simplificada do produto, é um conjunto de softwares de automação baseados em IA, que fica instalado na emissora. Na prática ele cria quase um “departamento virtual” completo que envia, para a plataforma AWS na nuvem, novos formatos para o telespectador escolher a melhor maneira de consumir aquele conteúdo. Esse “departamento” é pura inteligência artificial trabalhando. Sim, é algo totalmente inovador. O conteúdo linear pronto é capturado pelo EiTV Suite via conexões SDI, HD-SDI, HDMI, ASI, ATSC3 e entradas IP via Ethernet. No “departamento virtual” a IA divide, em tempo real, todo o conteúdo em clips. Ela entende tudo que está indo ao ar. E faz resumos, sinopses, separa palavras chaves, gera títulos e divide por assuntos. Por isso não são meros retalhos da programação que são enfileirados, mas pequenos conteúdos consistentes, classificados criteriosamente em seus metadados. Para que o telespectador possa acessar esse conteúdo são liberados aplicativos white label nos padrões ATSC 3.0, DTV Play em padrões de CTVs como Samsung, LG, Roku, Android TV e reprodutores de streaming (Apple TV, Chromecast, Roku, Fire TV). É esse o “cardápio” que vai encher os olhos e convencer o consumidor que passar pelo canal.
Cada telespectador vai organizar a forma como pretende consumir cada conteúdo. Pode ser por temas ou por outras categorias mais pessoais, de forma mais compacta (editada) ou o conteúdo integral. Poderá rastrear o que procura em todas as emissoras que tiverem o EiTV Suite. Tudo muito simples, pois a IA “compreende” muito bem o que você quer. Cada notícia de um telejornal, por exemplo, é classificada por assunto, como política, economia, esportes, previsão do tempo, meio ambiente. Tem um clip básico, legendas, título, sinopse, resumo e hashtags. O recorte contínuo da linha do tempo da transmissão é feito da forma mais precisa, pois o sistema é compatível com dispositivos de captura Decklink, entre outros.
Na nuvem o conteúdo é todo criptografado com AES128 e entregue em conformidade com DRMs Widevine e Fairplay. Cada clipe é transcodificado para DASH e HLS, o que permite compatibilidade entre dispositivos. O player de vídeo pode adaptar as preferências de cada espectador com a qualidade escolhida, desde 720p, 1080p, até 4K. São muitas alternativas disponíveis para o telespectador e também para as emissoras, que podem atualizar seus sites e outros conteúdos promocionais na internet.
Essa é a nova forma de uma emissora interagir com a sua audiência desde o primeiro contato. E que tem o potencial de transformar, para muitos telespectadores, o jeito de interagir com o entretenimento mais consumido no mundo. O EiTV Suite tem lançamento global marcado para a NAB Show 2024, em Las Vegas, o principal evento do mundo ligado à mídias e entretenimento. O evento acontece de 13 a 17 de abril. É a nova fase da EiTV que, no ano passado, após completar 18 anos, criou a EiTV USA e conquistou sua “maioridade” definitiva, num segmento importante da tecnologia de consumo. Uma condição que traz muitas responsabilidades e o dever de buscar as credenciais de um verdadeiro centro empresarial de produção tecnológica.